segunda-feira, 23 de maio de 2016

Escritores de A a Z:Amado,Jorge


Escritores de A a Z:Amado,Jorge (1912-2001)

Histórias de liberdade dos maridos arretados.Personagens subterrâneos desabrochando como flor.Seara de inspirações para dona letra.Serviu uma esperança marinheira ao povo brasileiro.

Liberdade para os personagens e histórias subterrâneas.Serviu em suas vastas searas,esperança e inspiração.Liberdade em flor,florindo maridos subterrâneos.Dona esperança em searas marítimas.

Velho acadêmico,cavaleiro da Bahia.O eleito de Ilhéus pisando nas areias do comunismo.Passava a militar como capitão da televisão,teve várias de suas obras adaptadas pela Rede Globo.Período cinematográfico de sua infância.

Comunista baiano,cavaleiro vermelho em Ilhéus.Num período passado,militante da infância pobre.O velho eleito das areias acadêmicas,dunas baianas da sabedoria.

Adaptado ao mar,cargas d'água,popular.Tem sido o berro dos outros autores regionalistas e nordestinos.No baile da morte uma obra nordestina consagrada e aplaudida.Romances com traduções premiadas e personagens inesquecíveis.

O berro dos mais populares.Romanceou a morte do nordestino.Tem sido marujo rabujo no mar dos outros.No baile das traduções,obras premiadas.

Destaque da terrinha,variedade incontestável de personangens inesquecíveis.Representante jubiabá obteve êxito no exterior.Brasileiro,soteronapolitano,dos romances cravo-e-canela.Escritor de belos cenários paradisíacos e entrelinhas sensuais como Gabriela.

Destacado jubiabá,representante da boa terra.Terra de Castro Alves e Rui Barbosa.De Gil,Caetano e Bethânia.Escritor de romances com cenários bem brasileiros.Areias baianas.Sotaque e paladares da terrinha.Obteve incontáveis edições no exterior.Escritor cravo-e-canela,divulgador da beleza estonteante de Gabriela “que nasceu assim,vai morrer assim”.Em 1961 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

Suas principais obras são:
*Jubiabá (1935)
*Terras do Sem Fim (1942)
*A Morte de Quincas Berro d'Água (1959)
*O Cavaleiro da Esperança (1942)
*Seara Vermelha (1946)
*Subterrâneos da liberdade (1954)
*Gabriela Cravo e Canela (1958)
*Capitães de Areia (1937)
*Os Velhos Marinheiros (1962)
*Dona Flor e Seus Dois Maridos (1964)

Nenhum comentário:

Postar um comentário